PROCEDIMENTOS DE PRIMEIROS SOCORROS
Ao chegar ao local do acidente, a primeira medida a ser tomada é solicitar ao funcionário que estiver mais próximo para que chame o serviço de emergência(Ambulânçia). A segunda medida é realizar a avaliação da cena do acidente e sinalizar a área ao redor do localonde a vítima será atendida, para que o mesmo seja realizado de forma eficiente e segura.
Muitas das seqüelas e até mesmo mortes provocadas por acidentes, acabam sendo fruto não do acidente em si, mas da maneira incorreta com que as vítimas acabam recebendo os primeiros socorros, principalmente, quando prestado por pessoas não preparadas para tal. Entretanto existe situações em que o auxílio imediato pode determinar a diferença entre a vida e a morte do acidentado.
Veja agora como abordar a vítima e quais são as ações que podem ser praticadas até a chegada do socorro especializado.
Inicialmente deve-se ter em mente que quem presta socorro deve:
- Avalair a situação.
- Manter a segurança da área.
- Avaliar o estado da vítima e administrar socorro de emergência.
- Chamar por socorro.
Avaliar a situação - Neste momento o que deve ser observado são as condições em que se encontra a vítima, ou seja, deve-se avaliar se ao prestar socorro a esta vítima, o socorrista não está correndo nenhum tipo de risco.
Manter a segurança da área - Uma das medidas de maior valor que podemos tomar no atendimento à acidentados é impedir que aconteçam novos acidentes em decorrência do que já aconteceu. Para isto devemos tomar o cuidado de sinalizar e isolar bem o local onde ocorreu o acidente.
Avaliar o estado da vítima e administrar socorro de emergência - Depois de avaliar os riscos e garantir a segurança do local chega o momento de tratar a vítima propriamente dita. Para tal devemos seguir os passos que se seguem respeitando sempre os príncipios da avaliação inicial (ABCDE do trauma).
Na avaliação de emergência deve-se ter preocupação com os três primeiros itens da avaliação