Procedimentos de primeiros socorros
Os primeiros socorros referem-se ao atendimento temporário e imediato de uma pessoa que está ferida ou adoeceu repentinamente. Podem tambem envolver o atendimento em casa, em situaçoes de exposição de riscos ate a chegada do socorro especializado (equipe de emergencia ou corpo de bombeiros.
Trata-se de procedimentos de emergência, os quais devem ser aplicados a vítimas de acidentes, mal súbito ou em perigo de vida, com o intuito de manter a vida acordada ou sinais vitais. Um dos principais fundamentos dos primeiros socorros é a obtenção de assistência médica em todos os casos de lesão. Qualquer cidadão, mesmo com pouco conhecimento e técnica pode prestar os primeiros socorros e evitar o agravamento do problema, até que a vitima receba atendimento especializado, pois o fundamento dos primeiros socorros e exatamente a capacidade de aciomar o atendimento esecializado.
Existe varias organizaçoes como Comitê Internacional da Cruz Vermelha que atende os feridos quando as condições decorrentes de guerras impedem que o atendimento médico seja prestado por médicos públicos, Medicos sem Fronteiras uma organização não-governamental, que atua na proteção de refugiados através de seus campos e assistências médica. Em geral, a MSF oferece tratamentos contra a desnutrição e cuidados de saúde básica, etc.
Diversas situações podem precisar de primeiros socorros. As situações mais comuns são atendimento de vítimas de acidentes automobilísticos, atropelamentos, incêndios, tumultos, afogamentos, catástrofes naturais, acidentes industriais, tiroteios ou atendimento de pessoas que passem mal (ataque cardíaco), ataques epilépticos, convulsões, queimaduras , choque elétrico, picadas, mordeduras. etc.
Tão importante quanto os próprios primeiros socorros é providenciar o atendimento especializado. Ao informar o atendimento especializado, deve ser direto e preciso sobre as condições da(s) vítima(s) e o local da ocorrência.
As situaçoes de emergencia