procedimento
O objetivo deste procedimento é padronizar a execução da alvenaria de vedação , assim como definir os responsáveis para o seu cumprimento, que no caso é o Engenheiro Responsável e/ou Mestre de Obras.
1.1. Equipamentos de Proteção Individual - EPI
Uniforme; Calçado de segurança; Capacete; Luva; Óculos; Protetor Auricular.
1.2. Serviços Anteriores
Antes de iniciar a construção da alvenaria é preciso garantir uma fundação nivelada e impermeabilizada.
1.3. Materiais
Areia; Cimento; Cal, ou argamassas prontas; Bloco de Concreto; Telas Metálicas para amarração de paredes; elementos de fixação da tela (pinos);
1.4. Ferramentas
Trena; Makita; Prumo de face; Desempenadeira; Andaime-mesa; Marreta de borracha; Prumo de centro; Lápis de carpinteiro; Pistola para chumba mento da tela (finca-pinos); Tesoura para cortar a tela; Esquadro; Nível; Linha de Nylon; Masseira; Colher pedreiro; Escantilhão; Rolo textura (aplicação do chapisco); Maquina de alta pressão (lavar a estrutura).
2. PROCEDIMENTOS DE EXECUÇÃO DA ALVENARIA
2.1. Amarração de Alvenaria em Pilar
Antes de iniciar a execução da alvenaria prepare a superfície do pilar que vai ser "amarrado" às fiadas. Lave-o com máquina de alta pressão para retirar todo o desmoldante que eventualmente tenha ficado no pilar após a retirada das fôrmas.
Em seguida, prepare argamassa para chapiscar o pilar com traço que contenha resina PVA, para melhorar a aderência. Aplique o chapisco com o rolo para textura.
Depois de fazer todas as medições necessárias com prumo e linha, umedeça a superfície e aplique o chapisco também na laje, antes de inserir a primeira fiada de blocos.
Comece a assentar a primeira fiada de blocos. Faça isso após conferir atentamente o projeto de execução. A família de blocos a ser utilizada vem especificada no projeto, assim como a dimensão e o posicionamento das paredes.
Apôs concluir o assentamento da primeira fiada, use um gabarito para marcar, no pilar,