vinhos no brasil
HISTÓRIA
Primeiramente, meu nome é Letícia, estou no segundo semestre do curso de Agronomia, e trabalho no laboratório de análises do Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN), vou falar pra vocês um pouco sobre os vinhos brasileiros.
Os primeiros indícios da produção de vinho no Brasil, se dá em 1532, quando Martim Afonso de Souza trouxe ao país as primeiras mudas de Vits Vinífera, uma das planta de origem de uva para produção de vinho. De início, a plantação, não obteve sucesso, por ter sido destinada à uma região com clima e solo desfavorável. Contudo, em 1551, o jovem Brás Cubas, decidido em insistir na plantação, resolve transferi-las para a região do litoral do Planalto Atlântico, conseguindo, assim, elaborar o primeiro vinho do país.
Já no Rio Grande do Sul, a plantação de videiras e produção de vinho inicializou-se um pouco mais tarde, o grande fato se deu em 1626, pelo Padre Jesuíta Gonzales de Santa Cruz, o qual passou a considerar a bebida como elemento de celebrações religiosas.
Em 1789, devido a multiplicação da vinicultura no Brasil, a corte portuguesa proibiu o cultivo da planta no país, a fim de proteger sua própria produção. Isso se deu até 1822, quando o Brasil se tornou independente de Portugal.
A partia da independência, a produção e comercialização de vinhos no brasil cresceu de forma grandiosa. Em frente a concorrência desordenada e qualidade prejudicada, foi criado o Sindicato do Vinho, uma iniciativa do governador Getúlio Vargas para tentar organizar o setor.
Hoje, a área de produção vitivinícola no Brasil soma 83,7 mil hectares, divididos em seis regiões, que totalizam mais de 1,1 mil vinícolas espalhadas pelo País.
O Brasil se consolidou como o quinto maior produtor da bebida no Hemisfério Sul e certamente é um dos mercados que cresce mais rapidamente no mundo.
CLASSIFICAÇÃO DO VINHO BRASILEIRO
Conforme a legislação brasileira os vinhos classificam-se em:
- vinhos de mesa e vinhos viníferas;
Dos Tipos:
-