Procedimento Relatorio
Disciplina: Física Experimental 3
Professor: Dr. Romeu Miqueias Szmoski.
RELATÓRIO DE FÍSICA EXPERIMENTAL 3
Associação de Resistores
CURSO: Engenharia de Produção.
ALUNOS: Cláudio Fraga, Victor Nicola e Marlon Muriel
Objetivos:
Realizar a leitura nominal de cada resistor através do código de cores. Medir as resistências equivalentes das associações em paralelo e em série. Verificar a Lei de Ohm para resistores.
Instrumentos utilizados:
Procedimento:
Verificamos o código de cores de cada resistor em uma tabela para determinar o valor nominal dos resistores. Medimos o valor de cada resistência usando o ohmímetro e um cabo banana/banana, colocando o acabo vermelho no positivo(+) e o cabo preto no negativo(-COM), com isso fazemos a leitura na escala não linear sem esquecer de anotar o fator de multiplicação (escala).
Logo após medirmos os resistores, montamos a primeira associação, em série conforme a figura abaixo.
Antes de conectar a fonte de alimentação ao circuito (mesmo desligada) medimos a resistência equivalente (Req) do circuito com o ohmímetro. Anotamos o valor e erro avaliado no aparelho (∆Req). Calculamos o valor teórico e comparamos. Inserimos o voltímetro em paralelo com a fonte, colocando os cabos banana/banana nos pontos a serem medidos, selecionamos a faixa de tensão mais alta e fomos reduzindo até obter uma leitura satisfatória, sempre desconectando o sistema antes de mudar a posição da chave. Medimos a tensão da fonte e dos resistores (R1,R2,R3), anotando os erros.
Logo após medirmos as tensões preparamos para medir a corrente, desconectando a fonte de alimentação sem zera-la e desconectamos o voltímetro. Inserimos o amperímetro em série entre os resistores ou entre a fonte e os resistores, dependendo do que se deseja medir. Para que a corrente circule pelo amperímetro será necessário abrir o circuito (desfazendo a conexão do elemento a ser medido do protoboard).
FOTO DA MEDIÇÃO DE CORRENTE EM SÉRIE(ACHO QUE TEM)