Fisioterapia e sa de coletiva
O fisioterapeuta tem por objetivo destinar sua atenção, quase que exclusivamente, à cura dos pacientes e à reabilitação de sequelas do mesmo. A forma de organização dos serviços de saúde no Brasil é objeto de análise de Paim15, que identifica dois principais modelos de atenção à saúde, o modelo médico-assistencial privatista e o modelo sanitarista
Hoje a nova logica de organização do sistema de saúde sugerem uma reestruturação das praticas profissionais e a redefinição da atuação do fisioterapeuta como profissional da saúde. Vemos essas mudanças na atuação do fisioterapeuta no SUS, os profissionais enfrentarão dificuldades para atuação na atenção básica e no desenvolvimento de atividades preventivas e promocionais.
Tomando como referência o modelo de Vigilância em Saúde e a atenção básica como eixo de reestruturação do sistema de saúde, evidencia-se a necessidade de superação da reabilitação como único nível de atuação profissional e apresenta-se o modelo da fisioterapia coletiva como instrumento para reorientação da atuação do fisioterapeuta.
Cabe ao fisioterapeuta, junto com a equipe de saúde local, planejar e desenvolver estratégias para realizar tanto as ações de reabilitação, que não podem deixar de ser desenvolvidas, quanto as ações de promoção da saúde e prevenção de doenças.
Pela sua própria concepção e sua conformação ao modelo assistencial curativo, a fisioterapia destinou-se, quase exclusivamente, ao controle dos danos de determinadas doenças. A atuação na fisioterapia reabilitadora é destinada à cura de determinadas enfermidades e/ou a reabilitação de sequelas e complicações. Seu objeto de intervenção é o sujeito individualizado, quando não, apenas partes ou órgãos isolados do corpo.
Enquanto a fisioterapia reabilitadora concentra sua atuação, quase que exclusivamente, no controle de danos, seja buscando a cura de determinadas doenças que restringem a