problemas sociais entre o publico e o privado
Faculdades Integradas de Caratinga – FIC
RESUMO
O objetivo deste artigo é refletir sobre a relação entre o público e privado no Estado burguês e sobre a relação destas esferas no que se refere ao enfrentamento da questão social. Apontando as formas atuais destas estratégias que, reformuladas, a partir da década de 1970, sinalizam novos padrões de intervenção na questão social.
Palavras - Chave: Estado Burguês, público, privado, questão social
INTRODUÇÃO
Tendo em vista as inquietações da classe trabalhadora e os problemas sociais do setor “público” e do “privado” e este fator foi o que nos motivou a estudar sobe o assunto em pauta. Abordamos sobre este tema a fim de proporcionar uma compreensão clara e objetiva das políticas sociais no âmbito histórico e seus reflexos na sociedade moderna.
Para atingirmos nossos objetivos, utilizamos a pesquisa bibliográfica que nos auxiliou com o tema e com dados concretos também nos reunimos pra debater sobre o assunto em questão. A nós foi necessário abordar desde o processo histórico ás organizações e transformações do capitalismo monopolista e o surgimento da questão social nas conjunturas social, econômica e política da sociedade.
A questão social é uma categoria que expressa contradições aos meios de produção capitalista, no qual as riquezas socialmente produzidas pela classe trabalhadora são apropriadas pelo Estado Burguês. Neste estudo enfatizaremos a questão social como expressão das mudanças ocorridas na sociedade. Buscamos também compreender a relação entre a questão social, Estado Burguês e políticas sociais. O Estado no sistema capitalista com seu papel regulador de conflitos sociais, que irá enfrentar as expressões da questão social de modo fragmentado e particular de sua totalidade. A questão social será o meio pelo qual a classe trabalhadora, terá seu reconhecimento pelo Estado e burguesia enquanto classe sujeita de direitos sociais.