Problemas ortopédicos - pediatria
Até 2 anos de idade, se a criança cair, a chance de fratura de osso é menor, porque ela tem cartilagem problema mais encontrado: osteogênese imperfeita, maus tratos.
Afecções Ortopédicas na Infância
Lesão traumática: fraturas, entorses, luxações
Defeitos congênitos: luxação congênita do quadril, pé torto congênito, osteogênese imperfeita
Doenças adquiridas: coxa plana (doença de Legg-Calvé-Perthes), desligamento da epífise da cabeça femoral
Infecções ósseas e articulares: osteomielite, artrite séptica
Tumores ósseos
Artrite
Revisão do Sistema Músculo-esquelético
Composição: ossos (sustentação), articulações (dão movimento), músculos e tecidos cartilaginosos
Sistema esqueléticos: 206 ossos
Constituição óssea: camada externa, dura – osso cortical; camada interna, esponjosa – osso trabecular osteoblasto, osteócito células ósseas se recuperam, e por isso quando fratura, ele se remodela fazendo o calo ósseo. O osso longo tem mais desenvolvida uma das suas dimensões – uma parte central dita corpo ou diáfise, e duas extremidades chamadas cabeças ou epífises. Nas crianças tem as fises, o local onde vai ocorrer o crescimento. Então quando há fratura nas fises de crescimento, a criança pode ter problema de crescimento.
Remodelação Óssea
Os ossos são continuamente renovados e modificados pelas células ósseas, cujo processo contínuo é chamado de remodelação óssea. Quando o osso velho é destruído pelas células, pequenos buracos se formam, e são reparados por células construtoras de osso novo.
Fratura: é a perda total ou parcial de continuidade de um osso Classificação: Trauma: direto, indireto Estresse: movimento repetitivo (uso de calçado errado para praticar esportes) Patológica: doença congênita, tumores
Com a fratura e o traumatismo, o tecido dentro do osso vai para fora, há um edema, dor, comprime veia, artéria, nervo. Quando há a pancada, a pessoa sente dor pela fratura em si ou