Problemas oftalmológicos mais comuns
Olhos ressecados: Provoca sensação de calor, irritação e de presença de areia nos olhos, além de leve vermelhidão. A condição de olhos secos costuma afetar os dois olhos, especialmente em mulheres após a menopausa. Medicamentos como remédios para dormir, anti-histamínicos e algumas drogas contra a pressão alta podem causar ou piorar o ressecamento dos olhos.
Espasmo das pálpebras: A pálpebra parece ter vida própria, tremendo ao acaso. A palpitação involuntária do músculo da pálpebra costuma durar menos de um minuto. A causa é desconhecida, mas algumas pessoas dizem que o espasmo indolor surge devido à tensão nervosa e ao cansaço. Raramente pode ser um sintoma de doença nervosa ou muscular. Este espasmo costuma ser inofensivo e não requer tratamento. Dica: uma leve massagem na pálpebra pode ajudar a aliviar o incômodo.
Conjuntivite: A infecção provoca, em um ou ambos os olhos, vermelhidão, coceira, embasamento visual e aumento da sensibilidade à luz. Além disso, surge a sensação de olhos arenosos e supuração (saída de pus), que forma uma “casca” no local durante o sono. A conjuntivite é uma doença bacteriana ou viral que causa in armação da conjuntiva, membrana que reveste o interior das pálpebras e parte do globo ocular. Costuma ser inofensiva à visão, entretanto, como pode ser altamente contagiosa, deve ser diagnosticada e logo tratada. Ocasionalmente, causa complicações visuais. Tanto a conjuntivite bacteriana como a viral é comum em crianças e também afetam os adultos. A conjuntivite alérgica afeta os dois olhos e é induzida por um alérgeno (como pó-len) e não por uma infecção. Além de muita coceira, lacrimeja mento e in amação nos olhos, pode haver também coceira, espirros e corrimento nasal.
Catarata: É uma opacidade do cristalino do olho, normalmente transparente, que prejudica a visão. Algumas condições podem acarretar seu aparecimento, como contato com os raios ultravioleta ao longo do tempo, diabetes, lesão