Laser na oftalmologia.
A oftalmologia é a especialidade da medicina que estuda e trata as doenças relacionadas à visão, à refração, aos olhos e seus anexos. Esta área da medicina vem evoluindo desde os primórdios da humanidade e pode-se dizer que seu ápice foi (e está sendo) com a utilização de raios lasers em seus procedimentos, tanto cirúrgicos, como em tratamentos. As doenças mais comuns com tratamento a laser são erros refrativos (Astigmatismo, Miopia e Hipermetropia), Glaucoma, Catarata, Descolamento de Retina e Ceratocone. Um LASER consiste basicamente em um feixe de luz que é gerado a partir de emissão estimulada de radiação. Existem vários tipos de lasers, entretanto, seu princípio básico é o mesmo para todos. Os lasers são classificados em: baixa, média e alta intensidade. Isto é, a potência de emissão de radiação. O laser de baixa intensidade não possui característica destrutiva, sendo utilizado como laser terapêutico, uma vez que tem grande poder analgésico. O de média intensidade também não tem potencial destrutivo, sendo muito utilizado em fisioterapia. Já o de alta intensidade possui grande poder destrutivo, por conseqüência é denominado laser cirúrgico. Por ser fototérmico é muito utilizado em corte, vaporização, coagulação e esterilização dos tecidos. Os lasers de média e alta intensidade são largamente utilizados na oftalmologia, conferindo aos procedimentos mais precisão e, como todo o paciente deseja, o mínimo de invasão possível.
1. OFTALMOLOGIA
A oftalmologia é uma especialidade médica que investiga, estuda, diagnostica e trata as doenças relacionadas à visão, olhos e suas respectivas estruturas.
Embora os antigos egípcios já estudassem o órgão da visão, a oftalmologia clínica começou realmente com os gregos, mais especificamente com Hipócrates e seus alunos estudando as doenças oculares, pois datam dessa época as primeiras descrições oculares.
Na Idade Média os conhecimentos sobre oftalmologia eram rudimentares.
Já no Séc. XVII os