Problemas no Ensino da matemática nas Séries Iniciais
Entre as várias problemáticas no ato de educar para as séries iniciais, está a formação do pedagogo. Em relação a matemática, os cursos de formação em pedagogia tentam capacitar os futuros educadores à base de poucas explanações que levam a compreensão de sua história, bem como, de suas aplicações futuras. É sabido que todos ao ingressar na escola, trazem consigo um saber adquirido no convívio familiar e social. Esse conhecimento deve ser aproveitado a fim de evitar a quebra de esquemas mentais que foram construídos na mente das crianças.
Segundo os PCNs para a Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental,
“o conhecimento da história dos conceitos matemáticos precisa fazer parte da formação de professores para que tenham elementos que lhes permitam mostrar aos alunos a Matemática como ciência que não trata de verdades eternas, infalíveis e imutáveis, mas como ciência dinâmica, sempre aberta à incorporação de novos conhecimentos [...] (Brasil, 2000: p. 37)”
O professor precisa identificar as principais características dessa ciência, de seus metódos, de suas ramificações e aplicações; conhecer a história de vida do seu aluno; ter clareza de suas próprias concepções sobre a Matemática; superar obstáculos encontrados na construção dos conceitos, transformando o saber científico em saber escolar, não deixando de considerar o contexto sócio-cultural do educando.
Os cursos de Pedagogia estão cuidando da formação dos professores tendo em vista esse perfil preconizado pelos PCNs?
É nos cursos de especialização em Educação Matemática para Pedagogos, que estes encontram uma grade curricular totalmente voltada para o ensino da matemática nas séries iniciais.
Quanto ao curso de Licenciatura em Pedagogia, atualmente, é oferecida apenas uma disciplina relacionada à Matemática, com uma carga horária de 68 horas, o que não chega a contemplar uma construção de conteúdos matemáticos necessários para sua