Resenha sobre o vídeo Terras Quilombolas
Resenha sobre o documentário: Terras de quilombo
Renan Pinheiro Soares Ansaloni
Professora: Gisele
O documentário: Terras de Quilombo retrata algumas comunidades tradicionais quilombolas no Brasil especificamente as de Alcântara no Maranhão. Os portugueses trouxeram os negros na época da escravidão para trabalhar no engenho e com algodão, mas com a crise do algodão os portugueses abandonaram e levaram partes das casas. Depois do fim da escravidão essa população negra na região estabeleceu-se dividindo os hectares de terras entre eles para sua própria subsistência e esses grupos ficaram esquecidos pelo governo até a criação do Centro de Lançamento de Alcântara.
Em 1980, quase no fim da ditadura militar o presidente da república José Sarney que era maranhense autoriza a construção do Centro de Lançamento em Alcântara ao invés de proteger os quilombolas do seu Estado. Infelizmente as 2000 famílias quilombolas foram retiradas de suas terras e alocadas em agrovilas no interior do país, essas vilas não tinham capacidade para abrigar esse contingente de pessoas e, além disso, nenhuma parte era no litoral, o que mostra o absurdo da atuação do governo na época porque alguns viviam de pesca e retirada de cocos. Com o intuito de permanecer na terra que viveram tantos anos essas comunidades apelaram para a Corte Interamericana de Direitos Humanos em 2003, contra o Estado Brasileiro por crime de genocídio étnico-racial.
Após tantos conflitos na região o governo de Luiz Inácio Lula da Silva busca encontrar soluções através da criação de um grupo para Desenvolvimento Sustentável para Alcântara visando uma condução do programa nacional de atividades espaciais e o desenvolvimento das comunidades locais em especial a questão quilombola. Apesar disso as divergências continuam existindo e os grupos quilombolas