Problema gnosiologico
BRUSQUE
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
O presente trabalho irá expor, em poucas páginas, sobre um dos grandes temas que a filosofia de todos os tempos leva consigo, almeja e estuda profundamente: o conhecimento. Tal tema é muito complexo, e por esse motivo faz com que surjam diversas perguntas, que juntas formam o problema do conhecimento, cujos aspectos principais são três: origem e estruturação, valor e o seu funcionamento correto.
O problema gnosiológico, como é conhecido, será apresentado nestas páginas, divididas em dois capítulos, seguindo a metodologia apresentada. Através de uma vasta bibliografia, colocará as diversas perguntas que os filósofos fizeram a respeito do conhecimento, como: Afinal, o que é o conhecimento? Qual a sua origem? Como se deu seu desenvolvimento na história? Quais são suas formas e o seu valor? Como funciona seu método? Estes são exemplos de perguntas que tal trabalho irá apresentar, nos limites do material recolhido para a sua exposição.
Perpassando um longo caminho da história humana, o conhecimento sempre questionou, desde os pequenos, até os grandes pensadores. Mentes brilhantes dedicaram-se ao seu estudo e compreensão. Mas, podemos afirmar que o conhecimento existe, ou ele é uma manifestação fantasiosa da criatividade humana? Este trabalho irá expor tal questão seguindo a pesada bagagem preparada no decurso dos séculos por muitos filósofos dedicados ao seu dom.
1. O QUE É UM PROBLEMA?
Problema é toda questão que necessita de resposta e que representa uma dificuldade a ser superada, isto é, uma vez que surge um problema se faz necessário encontrar a resposta, a solução para este. Há pessoas que apesar de possuírem uma solução para os seus problemas o desconhecem pela falta de saber e de informações.
Há problemas em vários aspectos da vida humana. Os problemas filosóficos, econômicos,