Probabilidades
1-ÊXODO 23:2 “Não deves acompanhar a multidão para maus objetivos,e não deves testificar a respeito de uma controvérsia de modo a te desviares com a multidão, para perverter a justiça”. Pessoas afastadas de Jeová e que zombam de Seus padrões de moral certamente constituem uma vasta multidão hoje em dia. Na questão do entretenimento, por exemplo, essa multidão muitas vezes promove ideias infundadas. Talvez insista em dizer que a imoralidade, a violência e o espiritismo, tão comuns em programas de televisão, filmes e jogos eletrônicos, são inofensivos. (2 Tim. 3:1-5) Na escolha de entretenimento, para si ou para sua família, você permite que a consciência deturpada de outros influencie suas decisões e molde sua consciência? Não seria isso, na realidade, acompanhar a multidão?Jeová nos deu uma dádiva preciosa para nos ajudar a tomar decisões: as nossas “faculdades perceptivas”. Mas elas precisam ser treinadas “pelo uso”. Acompanhar a multidão não ajudaria a treinar nossas faculdades perceptivas; nem o faria, por outro lado, um grande número de regras rígidas sobre assuntos de consciência.
3-No fundo, Arão não concordava com a idolatria. Mais tarde, parece que ele se juntou aos outros levitas em tomar posição a favor de Deus e contra os que resistiam a Moisés. Depois da morte dos culpados, Moisés lembrou ao povo que eles haviam cometido um grande pecado, indicando que outros além de Arão também receberam a misericórdia de Jeová.
5-Se achamos que não temos aptidão para cumprir certa designação ou para pregar! Devemos pedir a Jeová que nos dê espírito santo para acentuar qualquer habilidade que tenhamos no seu serviço. (Leia Lucas 11:13.) O espírito de Deus pode habilitar pessoas para um trabalho ou um privilégio de serviço sejam quais forem suas circunstâncias ou experiência anteriores. Por exemplo, logo após o Êxodo do Egito, o espírito de Deus habilitou pastores e escravos a derrotar seus