Probabilidade
Tiago Dalmoro
Silvano Moresco
Leandro Lino
Probabilidade e Estatística
Caxias do Sul, 2011
Tiago Dalmoro
Silvano Moresco
Leandro Lino
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
Projeto de Pesquisa apresentado à Faculdade da Serra Gaúcha – FSG, como parte das exigências do Curso de Engenharia de Produção, para aprovação na Disciplina de Probabilidade e Estatística.
Caxias do Sul, 2011
SUMÁRIO
1. CONTEXTUALIZAÇÃO
O presente projeto evidenciará a Estatística e probabilidade utilizando dados respectivos da máquina de solda automática, cuja esta se pode definir como um conjunto de dados, tirados essas amostras e medindo na tridimensional.
Capabilidade: é o estudo da capacidade do processo em atender as exigências de seus clientes.
O método estatístico, diante da impossibilidade de manter as causas constantes, admite todas essas causas presentes variando-as, registrando essas variações e procurando determinar no resultado final, que influências cabem a cada uma delas. No entanto, a estatística pode ser considerada mais do que apenas um meio de descrição racional é também, um método de experimentação e prova, pois é método de análise.
Esse método se fundamenta nos conjuntos de procedimentos apoiados na teoria da amostragem. E, como tal, é indispensável o estudo de certos aspectos da realidade social, onde quer que se pretendam medir o grau de correlação entre dois ou mais fenômenos.
1.2 População e Amostra
A população escolhida para desenvolver o projeto foi 50 peças da máquina de solda automática.
A amostragem de uma pesquisa é uma listagem de todas as unidades amostrais. O principal objetivo de qualquer plano de amostragem é selecionar a amostra de tal maneira que ela retrata fielmente a população.
A amostra escolhida para desenvolver o projeto foram 50 peças.
1.3 Variável
A