revolução francesa
Movimento social e político ocorrido na França no final do século XVIII que teve por objetivo principal derrubar o Antigo Regime e instaurar um Estado democrático que representasse e assegurasse os direitos de todos os cidadãos.
O processo revolucionário teve quatro fases de governo diferentes:
1. Assembleia Nacional Constituinte (1789 – 1791)
2. Assembleia Nacional Legislativa (1791 – 1792)
3. Convenção Nacional (1792 – 1795)
4. Diretório (1795 – 1799) Existiam três classes sociais na França: o Clero (primeiro estado), a Nobreza (segundo estado) e a Burguesia (terceiro estado).
O Clero e a Nobreza eram os privilegiados, não pagavam impostos, recebiam pensões e não trabalhavam. A Burguesia era a camada social que sustentava os membros do clero e da nobreza. Isso foi um dos fatores que contribuiu para a Revolução Francesa. Outro fator importante era que o rei não queria prestar conta de seus atos e quem ousasse pensar diferente dele era condeno a ser preso na Bastilha.
No dia 14 de junho o povo decidiu invadir a Bastilha para ter posse dos armamentos, das munições e se aliar dos presos que estavam nela.
A guilhotina é o instrumento mais poderoso da Revolução, a fase mais poderosa da Revolução é a fase que Robespierre governa, ele é tão importante porque ele é membro dos Jacobinos (baixa burguesia), eram chamados Montanheses, tinham Robespierre como líder, esse grupo é o grupo radical da França. Na terceira fase, Convenção Nacional, o rei vai ser