Probabilidade
Resposta:
O mercado de trabalho vem mudando muito, devido á informatização, as novas tecnologias, a cobrança cada vez maior para atender as necessidades do consumidor e a concorrência no setor. Para acompanhar essa evolução se fez necessário uma mudança no perfil do trabalhador, que também evoluiu.
Hoje o trabalhador tem mais estudo, desfruta de uma jornada de trabalho menor, recebe incetivo do governo através de bolsas de formação superior e nível técnico e tem uma visão mais ampla da sua importância no mercado de trabalho e contexto corporativo.
Outra característica no perfil do trabalhador atual é sua iniciativa em ter o seu próprio negócio, isso lhe exije mais dedicação, criatividade, empreendedorismo, relacionamento, esforço pra se destacar no mercado e tudo isso tem contribuido para seu novo perfil.
O trabalhador também vive um tempo de instabilidade, mudança, inovação, transformação, e isso tem deixado o profissional atento, flexível, alerta diante da nova realidade do mercado trabalhista e se sinta estimulado a sair do comodismo, a estudar se preparar para as novas tecnologias e quem não estuda tem dificuldade de assimilar as mudanças do mercado e é possivel que se torne um candidato ao fracasso.
As empresas tem buscado esse perfil criativo, inovador no trabalhador que tem se aperfeiçoado sem precedentes na história, e nessa época de globalização, busca pela excelência, concorrência acirrada e exigência por qualidade só resta ao profissional uma saída para manter a empregabilidade: educação permanente e treinamento continuado.