Estratégia Saúde da Família
O trabalho em equipe é essencial para o funcionamento deste modelo pois a interação de vários profissionais com conhecimentos e habilidades diferentes permite prestar assistência integral à demanda. Os profissionais envolvidos na estratégia de saúde da família devem reconhecer não só suas funçoes mas as funções como um todo para que não se perca de vista o trabalho compartilhado.
Cabe ao enfermeiro atender a saúde dos indivíduos realizando consultas de enfermagem, encaminhar usuários a outros serviços, organizar as rotinas de trabalho, supervizionar e desenvolver ações para capacitação do agente comunitario de saúde e de auxiliares de enfermagem. Cabe ao técnico de enfermagem realizer, sob supervisão do enfermeiro, procedimentos regulados no exercicio de sua profissão. O médico tem como função a saúde humana, ele deve promover a saúde, prevenir, diagnosticar e tratar doenças. além disso o médico tambem trabalha junto com o enfermeiro realizando e fazendo parte das atividades de educação permanente dos membros da equipe.
O dentista é o profissional que deve desenvolver atividades referentes à saúde bucal. Cabe a ele definir o perfil epidemiológico da população para o planejamento e a programação em saúde bucal.
A ESF tem na figura do agente comunitário de saúde uma ponte entre a comunidade e a equipe. O ACS deve conhecer o cotidiano da comunidade com mais intensidade que os outros