Pro lcool e lcool
Combustível no Brasil
O Etanol no Brasil
O etanol produzido de cana-de-açúcar surgiu, no
Brasil, basicamente por duas razões:
• A necessidade de amenizar as sucessivas crises do setor açucareiro e;
• A tentativa de reduzir a dependência do petróleo importado.
O que é Proálcool ?
O Proálcool ou Programa Nacional do Álcool foi um programa de substituição em larga escala dos combustíveis veiculares derivados de petróleo por álcool, financiado pelo governo do Brasil a partir de
1975 devido a crise do petróleo em 1973 e mais agravante depois da crise de 1979.
Antes e Depois
No ano onde o Proálcool foi criado (1975) o Brasil importava aproximadamente 80 % do que era consumido de petróleo no país e hoje podemos dizer que somos independentes no quesito, tanto no petróleo leve - do qual é mais fácil extrair gasolina e outros derivados nobres- e; o pesado - bom para fazer asfalto e combustível de máquinas- mesmo nossas reservas sendo quase
94% pesado e apenas 6 % leve o petróleo pesado também é bom para fabricação de combustível. E hoje somos o maior produtor mundial de álcool.
Etanol da cana (Brasil)
Nacional
• O custo estimado para os produtores brasileiros é de R$ 0,90 o litro. A vantagem da cana é que a molécula de açúcar (sacarose), que tem o álcool como subproduto, é facilmente quebrada pelas enzimas, pulando uma etapa na fabricação do etanol.
• Rendimento - O nome da planta não quer dizer muita coisa. A cana tem 54% menos açúcar do que o milho. Ou seja, 1 tonelada dela faz só 89,5 litros de etanol.
• Safras e estocagem - Pode ser colhida o ano todo sem precisar ser replantada durante 5 anos. Lado ruim: quando cortada, tem que ser moída em menos de 36 horas.
• Fermentação - Leva de 7 a 11 horas. Já que as moléculas de açúcar são menores e mais fáceis de ser quebradas, o tempo de fermentação diminui muito.
• Produtividade - Aqui mora a vantagem. Já que a planta ocupa menos espaço plantado, um hectare rende 90 toneladas de cana e produz entre