Uma Nova Vis O De L Der
Baby boomers são pessoas nascidas entre o período de 1945 e 1961 , por característica temporal , essa geração compartilhou a condição de pleno emprego ao longo da recuperação do pós-guerra americano e reflete o inicio das formas contemporâneas de organização do trabalho , são filhos de uma geração de operários aculturados no ambiente de trabalho sob o rigor da hierarquia e da padronização que , por sua vez , caracterizou o processo da produção em massa. Atingia níveis de até 6 filhos por casal em idade fértil (SOARES, 2012).
Soares (2000, p. 17) explica que “nos Estados Unidos, houve o chamado baby boom, resultado da alta taxa de natalidade no pós-guerra, em um pequeno período durante o qual nasceram filhos e filhas cujo nascimento tinha sido postergado pela Segunda Guerra Mundial”. Essa geração estabelece um padrão de referência no comportamento organizacional, o que deve ser observado pelo contexto socioeconômico e cultural da época, além do aspecto do tipo de educação e do ambiente familiar.
Muitos membros desse grupo são conhecidos por “vestirem a camisa da empresa”, esses membros são pessoas totalmente voltadas para o trabalho, que é sua prioridade número um, pelo fato de ocuparem, nesta etapa da carreira, altas posições de liderança, seja na escola seja nas empresas, os boomers estão mais distantes do operacional. Por esta razão, os membros dessa geração têm dificuldade de lidar com perdas, incluindo status e poder e, na sua ocorrência, a adaptação perpassa um lento e doloroso processo (CASTELLS, 2007, apud MARTINS, 2011, p.126).
O grande diferencial dessa geração em relação às demais é a experiência e conhecimento acumulados.
Serrano (2010) destaca como características da geração Boomer: a renda mais consolidada, padrão de vida mais estável, prefere produtos de melhor qualidade, experiências passadas servem de exemplo para consumo futuro, não se influencia facilmente por outras pessoas, não vê preço como obstáculo para perseguir um