Pro Lcool
O Proálcool foi criado como uma iniciativa do governo do Brasil para enfrentar a crise mundial do Petróleo e incentivar a produção de álcool combustível.
O que foi?
Em 14 de Novembro de 1975 o decreto n° 76.593 cria o Proálcool, sendo os engenheiros Lamartine Navarro Júnior e Cícero Junqueira Franco considerados "os pais do Proálcool", acompanhado pelo empresário Maurílio Biagi. O programa de motores à álcool foi idealizado pelo físico José Walter Bautista Vidal e pelo engenheiro Urbano Ernesto Stumpf este último conhecido como o pai do motor a álcool entre outros.
Por quê?
O Proálcool (Programa Nacional do Álcool) consistiu em uma iniciativa do governo brasileiro de intensificar a produção de álcool combustível (etanol) para substituir a gasolina. Essa atitude teve como fator determinante a crise mundial do petróleo, durante a década de 1970, pois o preço do produto estava muito elevado e passou a ter grande peso nas importações do país.
Maiores produtores?
A escolha da cana-de-açúcar para produção do novo combustível foi decorrente da queda nos preços do açúcar, o que levou o Brasil a produzir mais de 15 bilhões de litros do combustível nos dez anos seguintes ao início do Pró-Álcool. Assim, o Brasil conseguiu se defender da nova crise do petróleo que abalaria o mundo em 1979. O projeto falharia, contudo, quando o petróleo passou pela situação inversa. Como o preço do barril de petróleo caiu, o investimento em álcool não era vantajoso para seus produtores. Para completar, o preço do açúcar subiu. Logo, era mais vantagem vender açúcar do que álcool. O projeto brasileiro entrou em crise, intensificada pela falta do combustível nos postos e pelo descrédito dado pelas montadoras.
Qual foi o primeiro carro movido a álcool?
O Fiat 147 foi o primeiro modelo de veículo com motor movido a álcool, isso em 1978, caindo no gosto popular até 1986, ano em que praticamente todos os carros fabricados eram movidos a esse combustível.
Metanol
Características físicas