Pro dia nascer feliz
MBA – GESTÃO ESDUCACIONAL
CLEYTON GUIMARÃES COSTA
RESENHA DO FILME PRO DIA NASCER FELIZ COM BASE NOS TEXTOS ESTUDADOS
LIBERDADE – SÃO PAULO
2009 1°Sem.
CLEYTON GUIMARÃES COSTA
RESENHA DO FILME PRO DIA NASCER FELIZ COM BASE NOS TEXTOS ESTUDADOS
Trabalho apresentado para fins de avaliação da disciplina de Recursos Humanos e Relações Interpessoais do MBA em Gestão Educacional da Faculdade Metropolitana Unida - FMU
ORIENTADORA - PROF° MS. CARLA RIZZO
LIBERDADE – SÃO PAULO
03/2009
INTRODUÇÃO
É feito na introdução do filme uma análise critica da educação no ano de 1962 é mostrado adolescentes e jovens corrompidos com vícios e maus hábitos não tendo uma base familiar e educacional para orientar qual caminho ideal a ser trilhado por eles.
O narrador faz uma afirmação bem coerente ele diz: Se para votar corretamente é necessário ter uma boa educação o problema do Brasil é alterar para melhor esse panorama sombrio. Pois debilitado e defasado era o quadro da época.
De catorze (14) brasileiros em idade escolar apenas a metade, ou seja, sete (7) chegam a freqüentar a escola e aprendem a ler.
Esses dados apresentados na introdução do filme foram levantados no ano de 1962 aproximadamente 40 anos depois 97% das crianças que estão na faixa etária escolar ingressam na escola os outros 3% não são nem matriculados. Ao passo que os anos se discorrem acontece uma grande evasão dos alunos, vários abandonam a escola e apenas 56% dos 97% iniciais concluem a 8ª série (9° ano) e 41% não terminam o ensino fundamental II.
Mais agravante é que em uma das pesquisas feitas pelo MEC 50% dos estudantes não estão apitos para ler e escrever corretamente.
Esses dados são verdadeiramente alarmantes, caso a educação desta nossa pátria amada não mude insistindo em continuar nessa velha trilha que leva ao fracasso, com certeza chegará no destino indesejado.
Qual serão os