princípios do modelo proposto para o SUS e organização do Sistema em rede(s)
Curso de Especialização em Estratégia Saúde da Família
Disciplina: Modelo de atenção em saúde.
Atividade: 1 – Texto sobre princípios do modelo proposto para o SUS e organização do Sistema em rede(s)
Autor: Jonathan R. Castillo Poueriet Profissão: Medico
Envio: 08 sep. 2014.
INTRODUÇÃO
Este trabalho responde à solicitação da Atividade 1, do módulo “Modelo de
Atenção à saúde”
DESENVOLVIMIENTO
O SUS representou a descentralização das atividades e dos recursos financeiros, humanos e financeiros da máquina previdenciária do INAMPS para as secretarias estaduais de saúde e proporcionais ganhos na racionalização da gestão e do uso dos recursos. Nos municípios, esse processo de descentralização não ocorreu, em virtude da retenção de poder por parte do governo estadual.
O SUS possibilitou a ampliação do olhar para a coletividade e, com isso, também mudou o olhar e as ações para as práticas e os serviços. O SUS é constituído pelo conjunto das ações e dos serviços de saúde sob gestão pública, organizadas em redes regionalizadas e hierarquizadas, e atua em todo o território nacional, com direção única em cada esfera de governo, sendo seus princípios norteadores: universalidade, integralidade, equidade, participação social e descentralização, que garantam a população acesso universal, igualitário e irrestrito à saúde.
Por isso se fala que os sistemas de atenção à saúde são respostas sociais deliberadas às necessidades de saúde da população.
A crise contemporânea dos sistemas de atenção à saúde que se manifesta, em maior ou menor grau, em todos os países mundo, decorre de uma incoerência entre uma situação de saúde de transição demográfica e de transição epidemiológica completa nos países desenvolvidos e de dupla ou tripla carga de doenças nos países em desenvolvimento e o modo como se estruturam as respostas sociais deliberadas às necessidades das populações.