Princípios do direito ambiental e declaração universal dos direitos humanos
BARBARA SANTANA
DANIELA SOUZA
DINAI RODRIGUES
JAMILE GUIMARÃES
MARCELLE FERREIRA
PRINCÍPIOS DO DIREITO AMBIENTAL E DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS
SALVADOR
2013
BARBARA SANTANA
DANIELA SOUZA
DINAI RODRIGUES
JAMILE GUIMARÃES
MARCELLE FERREIRA
PRINCÍPIOS DO DIREITO AMBIENTAL E DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS
Trabalho sobre o estudo comparativo dos Princípios do Direito Ambiental e Declaração dos Direitos Humanos solicitado pela professora Aidê, disciplina de Direitos Humanos e Ambiental, apresentado pelos alunos do Curso de Serviço Social, noturno.
SALVADOR
2013
Introdução
A sociedade ao longo do seu processo histórico foi regida por regras e normas que equilibrassem a relação entre os seres socais e o meio ambiente, respeitando a particularidade de cada um sem violar seus direitos. O levantamento desse estudo tem como objetivo explicitar de forma clara a importância da preservação do meio ambiente fazendo uma relação do Direito Ambiental com a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Ressaltando que é através do conhecimento dos nossos direitos, podemos conquistar a paz e o equilíbrio no mundo. Temos nossa qualidade de vida melhorada, pois o homem cada dia mais descobre formas de violentar a natureza, com desmatamentos, poluição nos rios etc. Com tudo isso a relevante importância desse novo ramo do direito que visa o meio ambiente ecologicamente equilibrado.
Desenvolvimento
Os Princípios do Direito Ambiental e a Declaração Universal dos Direitos Humanos em parceria servem de parâmetro para formação da consciência dos indivíduos e simultaneamente os reprime de qualquer ato que venha a lesar seu semelhante e o meio no qual ele vive.
Existe uma analogia entre esses direitos, que, para se conquistar o equilíbrio social é necessária uma ligação da economia, política, meio ambiente, desenvolvimento