Princípios de treinamento
O treinamento é um processo sistemático através do qual atletas melhoram seu preparo físico para atender às demandas de seu esporte. O treinamento é um processo progressivo e de longo prazo, e posiciona o atleta em seu nível adequado de preparo físico e condicionamento. Treinamento usa exercícios genéricos e específicos para desenvolver um atleta em seu esporte. Treinamento em ciclos: quebra, recuperação, super-compensação e formação (adaptação).Quando treinamos, causamos danos específicos a algumas células, e usamos recursos celulares (combustível, água, sais). Quando você sai da pista ou da piscina após treinar, você está mais fraco, e não mais forte. O nível de fraqueza depende da quantidade e da intensidade do exercício. Após a sessão de treinamento, se o corpo receber descanso e alimentação adequados, ele se ajustará para super-compensar e se preparar para o próximo esforço.
-Acomodação: O princípio da acomodação diz que se o atleta aplicar um mesmo exercício , mesma carga por muito tempo ,ocorre decréscimo dos ganhos de desempenho. O programa de treinamento deve ser variado , precisamos ser criativos, os exercícios aplicados deve ser próximo da modalidade . O objetivo é diminuir o efeito da acomodação, para isso devemos modificar os treinamentos : Quantitativo: mudança da sobrecarga de treinamento . Qualitativo: Trocar exercícios.
-Especificidade: O princípio da especificidade diz que para um atleta obter um melhor resultado naquele esporte que ele está treinando, o seu treinamento deverá ser realizado em cima das capacidades específicas daquele esporte. A especificidade nada mais é do que o atleta realizar o seu treino o mais próximo da realidade da sua prova, ou seja, se uma atleta é um nadador o seu treino deve ser na sua maioria realizado na piscina, e no nosso caso, se o atleta é um ciclista o seu treino deve ser realizado na sua maioria na bicicleta. Vale lembrar que a maioria do treino deve ser na bike, mas