PRINCIPIOS DE TREINAMENTO
Existem seis princípios do treino desportivo que são eles: princípio da individualidade biológica, princípio da adaptação, princípio da sobrecarga, princípio da continuidade/reversibilidade, princípio da interdependência volume X intensidade e princípio da especificidade dos movimentos.
O treinamento desportivo é a organização para da aplicação dos métodos científicos de treinamento, com objetivo de atingir o mais alto rendimento humano, nos aspectos e características técnicas, físicas, psicológicas, sociais e espirituais de um indivíduo ou de uma equipe.
Todas as atividades físicas necessitam de normas e técnicas para sua aplicação. No caso do treinamento desportivo e musculação, algumas normas e regras foram sendo criadas com base em princípios relacionados com a constituição física humana e com as respostas orgânicas aos estímulos aplicados.
A musculação por sua vez, esta vinculadas aos princípios do treinamento desportivo. Os princípios do treino são aplicados de maneira qualificada e respeitando a individualidade biológica de cada individuo.
Princípio da individualidade biológica
Cada ser humano é único e possui estruturas físicas e psicológicas diferentes. Cada ser humano carrega em si características do genótipo (carga genética recebida) e também do fenótipo ( elementos que são adicionados ao indivíduo ao longo de sua vida) Criando assim sua personalidade e suas características individuais.
Assim características hereditárias junto às influências do meio ambiente, darão as respostas ao treinamento aplicado, na busca continua do aperfeiçoamento das características esportivas de maneira específica e individualizada.
Levando em consideração o principio da individualidade, cada ser humano é único e por este motivo necessita de treino personalizado, sendo impossível padronizar qualquer tipo de treinamento.
Aptidão física é uma qualidade inata ao ser humano, assim o treino físico não melhora as