Princípios da individualidade biológica, reversibilidade, sobrecarga
Cada pessoa possui uma estrutura física e psicológica individualizada ou diferenciada dos outros, o que sugere que cada um de nós seja um ser único. O princípio da individualidade biológica diz que cada organismo reage de formas DIFERENTES ao MESMO estímulo aplicado, gerando adaptações específicas. Cada um de nós, ao sermos gerados, somos formados por uma somatória de características genéticas, e fazem parte deste genótipo o seu somatotipo (que é um sistema de classificação do tipo corporal ou físico, proposto por Sheldon em 1940 e modificado posteriormente por Heath y Carter em 1967), composição corporal, composição das fibras musculares, etc. A este genótipo somamos elementos que chamamos de fenótipo, que são adicionados a nós após o nascimento, tais como habilidades motoras (já viram como alguns aprendem mais rápido, tem mais facilidade para fazer algo do que outros?) e esportivas (um leva jeito pra futebol, o outro é um perna de pau como eu, hehe), nível intelectual (uns gostam de ler romances, outros ficção, outros nem gostam de ler), e etc. Isso faz com que cada indivíduo seja único, por mais semelhanças que existam entre ambos, e cada um responde de maneiras diferentes ao estímulo do treinamento.
Por exemplo, no meu trabalho de personal trainer, se eu prescrever EXATAMENTE o mesmo treinamento para dois irmãos gêmeos, as respostas e adaptações deles serão diferentes, por mais que eles sejam muito semelhantes fisicamente, da mesma forma que não posso prescrever pra um obeso sedentário um treino que utilizo com um indivíduo mais ativo fisicamente.
Princípios da sobrecarga:
Também conhecido como o principio da elevação progressiva da carga. Este principio relaciona-se às adaptações sofridas pelo organismo em conseqüência aos estímulos de treinamento (esforço físico). O aumento regular e progressivo da carga (total) de trabalho é que possibilitará a almejada melhoria de rendimento. Observa-se que essa reação