Princípios da Bioética
Princípios da Bioética.
Salvador-Ba
2014.2
R C S P
Princípios da Bioética.
Salvador-Ba
2014.2
Sumário:
1. Introdução
2. Os Princípios Bioéticos
Princípio da Não Maleficência
Princípio da Beneficência
Princípio de Respeito à Autonomia
Principio de Justiça
3. Referências Bibliográficas
04
05
05
05
06
06
07
1. Introdução:
Em 1927, em um artigo publicado no periódico alemão Kosmos, Fritz Jahr utilizou pela primeira vez a palavra bioética (bio = vida + ethik = relativo à ética). Esse autor caracterizou a Bioética como sendo o reconhecimento de obrigações éticas, não apenas com relação ao ser humano, mas para com todos os seres vivos.
Ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais:
Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.
Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.
A Bioética é uma área de conhecimento interdisciplinar relativamente nova e surgiu em função da necessidade de se discutir os efeitos resultantes do avanço tecnológico das ciências da área da saúde, bem como aspectos tradicionais da relação de profissionais desta área e pacientes.
A Bioética surgiu como uma ética aplicada, sendo definida como ”o estudo sistemático das dimensões morais - incluindo uma visão moral, decisões, condutas e políticas - das ciências da vida e cuidados da saúde, empregando uma variedade de metodologias éticas em um ambiente multidisciplinar”. Atualmente a Bioética é vista como uma reflexão interdisciplinar dos aspectos morais, legais, sociais,