Bioética e Seus Princípios gerais
A Bioética ou Ética da vida. Ciência que surgiu na década de 70 com a finalidade estudar os impactos da tecnologia sobre a vida, priorizando o respeito pelo ser humano e unindo ciência e reflexão moral. Esta ciência tem o objetivo de possibilitar a solução de problemas e conflitos éticos e assim proporcionar uma melhor qualidade de vida aos indivíduos, através uma reflexão sobre os valores éticos aplicados ao desenvolvimento das ciências da vida e da saúde. A Bioética aborda estes problemas de forma interdisciplinar, possibilitando o diálogo entre diferentes formas de conhecimento. Permitindo, assim, que os diferentes pensamentos se complementem um aos outros, estimulando novos patamares de discussão e de reflexão que podem possibilitar soluções adequadas
A bioética é regida por princípios gerais que foram propostos em 1970 por Beauchamps e Childress, que servem como regra geral norteadora nas tomadas de decisões diante dos conflitos éticos, com base nesses princípios podemos nos direcionar e decidir como proceder ou qual postura adotar frente á uma situação conflituosa.
Princípio da Beneficência- Fundamentado no respeito à pessoa humana, esse princípio é a finalidade de qualquer profissão na área da saúde, promover o bem ou benefício ao indivíduo, é o agir em prol do outro usando os conhecimentos, recursos e habilidades como profissional e ponderando entre os riscos e benefícios frente aos problemas éticos.
Princípio da não maleficência- Envolve abstenção (não causar dano ou prejuízo). É considerar que toda ação ou intervenção de saúde envolve um risco de dano e assim agir de forma a evitar ou minimizar os danos ou prejuízos sejam eles de ordem individual ou coletiva.
Princípio da autonomia- Fundamentado na dignidade da pessoa, é o direito de autodeterminação, corresponde ao livre arbítrio do indivíduo, ou seja, é o poder que a pessoa tem de decidir fazer ou permitir que seja feito aquilo que julga ser o melhor para si