Oxido de Etileno
O óxido de etileno é um agente esterilizante que tem as seguintes propriedades: • Boa difusão nos materiais porosos. • Boa difusão e absorção na maioria dos plásticos termossensíveis. • Boa ação superficial sobre os instrumentos metálicos termossensíveis. • Não deteriora a maioria dos materiais dos elementos que podem ser esterilizados por este método, o que permite ser usado sem risco.
A combinação destas particularidades possibilitou sua ampla difusão, já que lhe permite: • Penetrar nas dobras e nos lugares mais inacessíveis do elemento a esterilizar. • Esterilizar na faixa de 45 a 64ºC garantindo a integridade física dos materiais processados. • Transpassar as membranas das embalagens que contêm os elementos (em especial o filme de polietileno).
A esterilização por óxido de etileno:
É um tipo de esterilização química baseada no uso de um agente esterilizante denominado óxido de etileno. Utiliza-se na área médica há mais de 60 anos sendo o método recomendado para aqueles elementos que não podem ser esterilizados com as técnicas tradicionais de calor e/ou vapor.
"O método químico de esterilização com óxido de etileno não foi superado por nenhuma outra tecnologia, tornando-se insubstituível na esterilização de elementos termosensíveis."
Com o aparecimento de novos elementos para o uso médico, a esterilização passou por um processo de adaptação para poder satisfazer as necessidades da indústria e das unidades sanitárias.
As técnicas tradicionais de calor (seco e úmido) de estufas e autoclaves a vapor necessitaram ser complementadas com a radiação de raios gama e a esterilização química por óxido de etileno; este último é um método de esterilização em frio já que trabalha com temperaturas inferiores a 60 graus.
Desta maneira é possível esterilizar elementos que de outro modo deveriam ser inutilizados depois do uso, seja porque não poderiam ser reciclados com a