RGGFFDGGD

826 palavras 4 páginas
3- MORFOLOGIA
É a parte da gramatica que estuda as formas das palavras, sua estrutura, formação, flexão e classificação. As palavras são formadas pela junção de partes menores, chamadas elementos mórficos.
3.1- ESTRUTURA DAS PALAVRAS
Os elementos mórficos que entram na estrutura da palavra são o radical, as desinências, os afixos (prefixos e afixos) e a vogal temática.
Radical: Examinando estas séries de palavras: cabelo-cabelos-cabelinho-cabeludo-cabelão-descabelado
Vemos que elas têm uma parte que não varia e outra que varia de palavra para palavra. As partes que não variam são chamadas de radical. O radical une as palavras da mesma família e lhes dá uma base comum de significação EX: cabel(radical)-o, os, inho, udo, ão, ado
Sendo assim, uma família etimológica é o conjunto de palavras que têm um radical comum EX: popular- população- popularidade- popularizar
Desinência: A desinências podem ser nominais, ou seja, aquelas que servem para indicar o gênero(masculino ou feminino) e o número (singular ou plural) nos substantivos, adjetivos e certos pronomes; ou verbais, ou seja, aquelas que indicam o número (singular ou plural e a primeira, segunda ou terceira pessoa ) nos verbos.
EX: pequen(o)- pequeno(s)- come(mos)
Afixos: Os afixos são partículas que modificam a palavra. As que vêm antes do radical são os prefixos, e as que vêm depois, os sufixos.
Prefixos- em geral, modificam a palavra de forma precisa. Em DESINTERESSADO temos o prefixo des, que dá a ideia de falta, ausência, privação, e em RECONSTRUIAMOS temos o prefixo re, que da ideia de repetição .
Sufixos- podem estar demonstrando a categoria de tempo e modo, uma forma nominal do verbo ou alterando o sentido e a classe do radical. Assim, na palavra RESSECAVAMOS temos quatro elementos formativos: o radical sec, a desinência número- pessoal mos, o prefixo re e o sufixo va.
Vogal temática: indicam a conjunção do verbo. São

Relacionados