princípios gerais estabelecidos pela Bioética moderna
Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em Artes 1° semestre do Centro Universitário Claretiano-CEUCLAR para a disciplina de ANTROPOLOGIA, ETICA E CULTURA sob a orientação do Professor: Ricardo Matheus Benedicto.
BATATAIS / SP
2014
1) Relacione e analise os princípios gerais estabelecidos pela Bioética moderna.
Respeito pelas pessoas refere-se a vontades e desejos incondicionalmente, a pessoa tem completa autonomia sobre si, não podendo ser contrariada nem forçada a nenhum procedimento contra sua vontade.
Beneficência refere-se ao comprometimento do profissional de não prejudicar a pessoa, já que geralmente o “paciente” é leigo, todos os procedimentos devem ser esclarecidos e nada que venha lesá-lo deve ser executado.
Justiça refere-se aos direitos de igualdade, baseando-se no principio de justiça distributiva, garante que não há tratamento diferenciado por classe social, posição financeira, já que estamos tratando de seres-humanos e a vida deve ser o mais importante. (leia mais em: http://www.eticus.com/teoriaseticas.php?sp=3)
2) Explique a relação da Bioética com a interdisciplinaridade.
Assim como não podemos estudar o ser humano fragmentado, a Bioética busca uma melhor qualidade de vida e se baseia em vários princípios que se completam e alteram de acordo com a necessidade, são eles a Filosofia que nos trás um conceito de ética e portanto humanidade, a Teologia que por sua vez busca uma sociedade fraternal, a Política que é capaz de liderar ações humanitárias através projetos e investimento público, o Direito que discute e aplica as leis principalmente em casos polêmicos para a sociedade e a Geografia que com seus comitês locais tratam os casos e suas particularidades, já que não podemos generalizar. É preciso trabalhar o foco dos problemas, que nem sempre estão nas disciplina onde eles ocorrem, posso ter uma epidemia de leptospirose e tratar os doentes, mas se não resolver os problemas de