A Bioética, seus princípios e sua interdisciplinaridade
ANTROPOLOGIA, ÉTICA E CULTURA: A BIOÉTICA, SEUS PRINCÍPIOS E SUA INTERDISCIPLINARIDADE
Professor: Adriano Volpini
Aluna: Eliane Maria da Silva de Lucena
Caruaru/PE, 14/06/2014
ATIVIDADE CICLO 03
A Bioética, seus princípios e sua interdisciplinaridade
1) Relacione e analise os princípios gerais estabelecidos pela bioética moderna.
São três os princípios gerais que norteiam a bioética moderna, quais sejam:
Princípio da beneficência – como o próprio nome já diz, deve-se buscar fazer o bem às pessoas. Neste princípio também entende-se que deve evitar o mal. Desse modo, sempre que o profissional propuser um tratamento a um paciente, ele deverá reconhecer a dignidade do paciente e considerá-lo em sua totalidade (todas as dimensões do ser humano devem ser consideradas: física, psicológica, social, espiritual), visando oferecer o melhor tratamento ao seu paciente, tanto no que diz respeito à técnica quanto no que se refere ao reconhecimento das necessidades físicas, psicológicas ou sociais do paciente. Um profissional deve, acima de tudo, desejar o melhor para o seu paciente, para restabelecer sua saúde, para prevenir um agravo, ou para promover sua saúde.
Princípio que não lese a autonomia, ou, simplesmente, da autonomia – dar autonomia às pessoas é permitir sua liberdade de decisão, de gerenciar sua própria vontade sem influência de outras pessoas. Às vezes essa autonomia pode ser ferida, no caso de uma criança que terá dificuldade de decidir o que é melhor para ela, logo, caberá aos seus pais ou responsáveis decidirem o que deve ser feito e qual tratamento será mais adequado, conforme orientação médica.
Princípios dos direitos de terceiro ou da Justiça - De acordo com o princípio da justiça, é preciso respeitar com imparcialidade o direito de cada um. Não seria ética uma decisão que levasse um dos personagens envolvidos (profissional ou paciente) a se