Princípios da administração
Frederick Winslow Taylor (1856-1975) foi um engenheiro americano que no começo desse século deu inicio a Escola da Administração Cientifica que tem esse nome devido a tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da administração, os principais métodos são a observação e mensuração.
A principal preocupação foi eliminar o fantasma do desperdício e elevar os níveis de produtividade por meio da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial.
A preocupação de racionalizar, padronizar e prescrever normas de conduta ao administrador levou os engenheiros a pensar sobre tais princípios e aplicar em todas as situações.
Taylor nasceu em Filadélfia nos Estados Unidos, veio de uma família de princípios rígidos e foi educado em uma mentalidade de disciplina e devoção ao trabalho.
Iniciou sua carreira como operário, passando a capataz, contramestre até chegar a engenheiro.
Na época vigorava o sistema de pagamento por peça ou por tarefa, os patrões procuravam ganhar o maximo, isso levou a Taylor a estudar o problema de produção para tentar uma solução que atendesse a patrões e empregados.
As obras de Taylor
Em 1903 Taylor publicou o livro Shop Management (Administração de Oficinas), sobre as técnicas de racionalização do trabalho do operário, por meio do Estudo de Tempos e Movimentos.
Ele verificou que o operário médio produzia muito menos do que era potencialmente capaz, concluiu que se o operário mais produtivo percebe que obtem a mesma remuneração que o seu colega menos produtivo, acaba se acomodando.
Daí a necessidade de criar condições de pagar mais ao operário que produz mais, foi a primeira vez que se deu atenção ao trabalho. Ao longo da historia da humanidade o trabalho sempre foi considerado um fato natural e consumado.
Em 1911 Taylor publicou o livro Principio da Administração Científica, quando concluiu que a racionalização do trabalho do operário devia ser acompanhada de uma