Metodos e processos
A Cronometragem é uma técnica utilizada para a determinação dos tempos padrões de trabalho.
O Tempo Padrão é o tempo estabelecido para que um operário qualificado execute uma quantidade definida de trabalho, com qualidade determinada, seguindo um método preestabelecido, em ritmo e condições normais de trabalho.
Aplicabilidade do Tempo Padrão
Programação da Produção
Determinação de “Carga-Máquina”
Cálculo da necessidade de Mão de Obra
Controle da Produção - Cálculo de “Eficiência”
Cálculo de Custos de Produção
Orçamentos - Cálculos de Preços de Vendas
Cálculos de Prazos de Entrega de Produtos
Referencial para aperfeiçoamento dos métodos
4.3 PROCEDIMENTO
a) Determinar e verificar dados da atividade que será cronometrada
• Determinar a atividade que será cronometrada Ex. Peça - Suporte Máquina - Furadeira de Coluna No. 05 Operação 3 - Fazer “o furo de 1/8”.
• Verificar dados da operação, como:
- Qualificação do operador - Dados de regulagem da máquina (Rotação, Velocidade, Avanço, etc.). - Especificações do material - Ferramentas e dispositivos auxiliares - Desenho da peça - Elaborar um desenho esquemático da peça e do local de trabalho.
b) Descrever a operação separando-a em elementos
Os elementos de uma operação são as partes em que a operação pode ser dividida, ou seja, é uma subdivisão do ciclo de trabalho.
Existem várias razões para se proceder a subdivisão do ciclo de trabalho em elementos:
- Obter a descrição detalhada e sistemática do método de trabalho; - Possibilitar a reconstituição precisa do método, quando necessária; - Verificar a regularidade dos tempos de cada elemento do ciclo; - Avaliar o ritmo do operário em cada elemento individual; - Balancear linha de produção - Estudar combinações de trabalho.
▪ Ao executar a subdivisão do ciclo de trabalho é recomendável separar os elementos em: Manuais (homem) Combinados (homem e máquina), e