Métodos e processos
Resumo
O trabalho descreve a análise de tempos e movimentos de uma etapa do processo de produção de um componente automotivo. O grande objetivo foi estimar um ganho de produtividade e ergonomia, diminuindo o tempo de trabalho e o número de refugos e aumentando o conforto do operador daquela bancada.
Palavras chave: Tempos e Movimentos, Ergonomia, Refugo, Retrabalho.
Palavras – Chave: Tempos e Movimentos, Ergonomia, Refugo, Retrabalho.
Abstract
This project describes the analysis time and motion of a stage in the production of an automotive component. The major objective was to estimate a gain in productivity and ergonomics, reducing labor time and the number of waste and increasing operator comfort that bench.
Keywords: Time and Motion, Ergonomics, scrap, rework. 1 Introdução
O objetivo deste artigo é apresentar o estudo de tempos e movimentos em uma etapa do processo de montagem de um painel de porta. A empresa alvo do estudo é a Injeplastic, uma das grandes fornecedoras de partes e peças da Fiat. O estudo foi feito com o objetivo de quantificar as melhorias propostas ao se modificar uma prateleira na bancada de trabalho de uma etapa do processo.
Para que a melhoria proposta seja identificada como relevante, aplicada e resulte em um ganho de produtividade, foi feito o estudo de tempos e movimentos antes das mudanças propostas. Foi levantada também a percentagem de refugo que havia naquela etapa do processo. Ao longo do estudo, foram propostas as melhorias, estimando os ganhos em tempos e menos retrabalho.
2. Revisão Bibliográfica
Segundo a HSM Management 70 (setembro/outubro 2008) “Toyota: Eficiência como marca”: “a ferramenta mais efetiva para eliminar os desperdícios é o sistema de filmagem, que grava os operários enquanto executam suas tarefas. Soa intrusivo, mas