Hipertensão
em indivíduos acima de 40 anos
RESUMO
A hipertensão arterial tem sido um dos mais comuns problemas de saúde pública, atingindo um público de idades variadas. Os motivos que desencadeiam a doença são muitos, alternado entre idade, sedentarismo, e principalmente, excesso de peso. Objetivou-se conhecer o nível desse grupo. Os resultados apontaram para uma grande necessidade de mudança de hábitos alimentares e físicos.
Palavras-chaves: Hipertensão. Qualidade de vida. Excesso de peso
INTRODUÇÃO
O Sistema de Saúde Pública desenvolve um programa de acompanhamento de hipertensos de suas unidades de saúde, com o objetivo de melhorar as condições de vida das pessoas portadores de hipertensão arterial.
Atualmente, centenas de pessoas entre 40 e 70 anos de idade são diretamente beneficiadas pelo programa, sendo que sua aceitação é grande por parte das pessoas envolvidas direta ou indiretamente no programa.
Poucas pesquisas são desenvolvidas para avaliar as condições de vida desses hipertensos, como renda familiar, escolaridade, peso, altura e atividade física. Assim, fazem-se necessários estudos sociais que avaliem a verdadeira efetivação dessas intervenções nos portadores de hipertensão.
A hipertensão arterial é muito mais freqüente nos indivíduos obesos e está, nestes indivíduos, associadas a outros fatores de risco cardiovascular. Está calculado que uma redução de 5Kg no peso corporal se acompanha de uma descida da pressão arterial de 10 mmHg para pressão sistólica e de 5mmHg para a diastólica. E esta descida permite controlar a maioria dos hipertensos ligeiros.
O sexo, a idade e algumas variáveis sócio-econômicas são potenciais confundidores da relação entre massa corporal e pressão arterial, pois estas variáveis estão associadas à massa corporal. Logo, faz-se necessária uma estimativa ajustada da relação em massa corporal e pressão arterial, para se conhecer sua importância relativa,