Princípios da administração
Este trabalho visa os princípios da administração no ponto de vista de Fayol, autor do livro Administration Industrielle et Generale (Administração Geral e Industrial) em 1929.Fayol ficou conhecido por desenvolver a teoria clássica da administração, se tornando um dos mais importantes contribuintes para o conhecimento da ciência administrativa, juntamente com Taylor. Através dos 14 princípios instituídos por Fayol sua teoria se tornou completa, acreditava que estes princípios guiariam o gerente em seu trabalho, para torna-lo mais eficaz. Defendia a ideia de que estes princípios poderiam ser ensinados e através de treinamento qualquer um poderia adquirir tais habilidades, dentre os princípios estão: divisão de trabalho, autoridade e responsabilidade, disciplina, unidade de comando, unidade de direção, subordinação do individuo, remuneração pessoal, centralização, cadeia escalar, ordem, equidade, estabilidade pessoal, iniciativa e espírito de equipe. Sendo assim, o objetivo é mostrar como as ideias de Fayol influenciaram a administração e são aceitas até hoje.
Palavras-chave: Henri Fayol. Principios da Administração. Teoria Clássica.
SUMÁRIO
1 introdução
A administração possui diversos significados, mas apenas um objetivo principal: interpretar o que é pedido pela empresa e transformar em realidade. Fayol se tornou um dos maiores contribuintes para a administração, acreditava que o gerente possuía total responsabilidade pela empresa, assim para que o seu desempenho fosse eficaz e satisfatório definiu 14 princípios a serem seguidos.
Este trabalho irá reunir e explicar os 14 princípios da administração segundo Fayol, a fim de mostrar como sua teoria influenciou e contribuiu para o conhecimento desta ciência.
2 foyal e a teoria clássica da administração
Fayol é considerado pai da administração moderna, se tornou um dos mais importantes contribuintes no