trabalho de ingles
Nos primórdios daLiteratura brasileira, ainda sedimentada na informação, muitos textos tinham as características técnicas inerentes a cartas. A de Pero Vaz de Caminha, no entanto, tem beleza, poesia, enaltece a terra do Brasil. Assim optamos por esse texto dentre outros do Quinhentismo – por ser de certa forma, o primeiro hino do Brasil.
CONCLUSÃO
Pero Vaz de Caminha tinha uma visão bastante romântica das terras brasileiras. Expressou em sua carta as belezas naturais do país, bem como as características dos nativos, principalmente sua nudez sem pudores. Para a época, caracterizou como ninguém tudo o que viu, acrescido das peculiaridades de quem vê com o coração.
INTRODUÇÃO
O Quinhentismo corresponde ao período literário que abrange todas as manifestações literárias produzidas no Brasil à época de seu descobrimento, durante o século XVI. A literatura dita informativa, também chamada de literatura dos viajantes ou dos cronistas, consiste em relatórios, documentos e cartas que empenham-se em levantar a fauna, flora e habitantes da nova terra, com o objetivo principal de encontrar riquezas, daí o fato de ser uma literatura meramente descritiva e de pouco valor literário. A exaltação da terra exótica e exuberante seria sua principal característica, marcada pelos adjetivos, quase sempre empregados no superlativo. OQuinhentismo tem como tema central os próprios objetivos da expansão marítima: a conquista material; informativa das Grandes Navegações, e a conquista espiritual, resultante da política portuguesa da Contrarreforma e representada pela literatura jesuítica da Companhia de Jesus.
As produções do Quinhentismo brasileiro são delimitadas entre A CARTA, de Pero Vaz de Caminha, que será tida como ênfase nesse trabalho, e a publicação, em 1601, do poema Épico Prosopopeia, de Bento Teixeira, que inicia o período do Barroco Colonial.
DESENVOLVIMENTO
Quinhentismo é a denominação genérica de todas as manifestações literárias ocorridas no