prog
Introdução ao assunto
O assunto da aula de hoje se refere à definições customizadas de dados estruturados.
Tipos estruturados podem ser definidos pelo programador para criação de variáveis que apresentam outras variáveis de tipos diferentes em sua composição. Sua principal funcionalidade é agrupar um conjunto de diferentes variáveis em uma mesma estrutura. Dessa forma, novas variáveis podem ser criadas apresentando o modelo com que a estrutura foi definida.
O número de variáveis internas à estruturas não apresenta restrições.
Aplicação do conteúdo
O uso de tipos estruturados é muito utilizado na representação de objetos, fenômenos ou entidades que apresentam um conjunto de características. Geralmente dados estruturados podem ser utilizados na criação de registros, que são um conjunto de valores (atributos) para determinada entidade. Exemplo: uma entidade carro, apresenta como atributos: modelo, ano, número de passageiros, número de portas, placa, etc. Todas estas são características que poderão ser representadas em um programa a partir de dados estruturados.
Roteiro
Conteúdo
Definição de dados estruturados
A sintaxe de declaração de dados estruturados é dada a seguir: struct tipo_customizado
{
tipo identificador; tipo identificador; tipo identificador;
...
}; onde: tipo_customizado representa o novo tipo criado pelo usuário que representa a struct.
Observe que as variáveis internas às estrutura, chamadas de campos, são declaradas de maneira tradicional, podem ser estas variáveis comuns ou vetores.
Exemplo1:
No programa a seguir é definido um tipo estruturado (_ponto) a partir do comando struct. A struct apresentará como campos as variáveis x e y. Isso significa que toda variável do tipo “_ponto”, também apresentará estas duas variáveis. Observe que após a declaração do tipo, uma variável (p) é criada para ser utilizada ao longo do programa. Neste exemplo é demonstrado como realizar a atribuição valores a esta variável