os princípios da administração.
Administração constitui resultado histórico e integrado da contribuição cumulativa de muitos precursores, filósofos, físicos, entre outros. Com passar do tempo foram cada qual á sua área desenvolver suas próprias obras e atividades.
Os Papiros Egípcios já indicavam importância da boa organização e administração no Antigo Egito. Na China, as parábolas sugerem práticas prara a boa administração pública. A bíblia conta os conselhos de Jetro, que notando as dificuldades do genro de atender o povo, sugeriu que delegasse autoridade a chefes de 1.000, chefes de 100, chefes de 50 e chefes de 10 pessoas para que o representassem. Tosas as causas foram julgadas por eles mesmos, enquanto somente as mais graves vinham até Moises.
Ao despontar do século XX foi onde surgiu a “Ciência da administração’’, apesar de todos os avanços humanos, isso muito tempo depois da Revolução Industrial”. TGA é uma área recente, onde foi preciso anos de preparação e antecedentes históricos.
Abordagem Clássica da ADM – Parte 3
Ao despontar do século XX, surgiu a Abordagem Clássica da Administração, ela é desdobrada em duas orientações diferentes, até mesmo opostas, mas com relativa coerência.
1. Por um lado, ela foi desenvolvida a partir dos trabalhos de Taylor nos EUA, a preocupação era aumentar a eficiência dos operários. Daí a ênfase na divisão de trabalho. Essa abordagem é de baixo paras cima, do operário para o gerente, e das partes para o todo (operários e seus cargos) para (organização da fábrica). Ênfase nas tarefas é a principal característica da Abordagem Clássica da Adm.
2. Com os trabalhos pioneiros de Fayol, a corrente de anatomistas e fisiologistas da organização foi chamada de Teoria Clássica. Sua preocupação era aumentar a eficiência da empresa, por meio da forma e disposição dos órgãos, componentes (departamentos). Ênfase na anatomia e fisiologia, e a ênfase na estrutura era sua maior característica. Esta abordagem é inversa á que foi