Princípios da administração
Dentre as diversas atividades de um administrador , as três mais importantes são: Lidar e gerenciar pessoas cuidar de uma empresa ou área e seus processos e principalmente alcançar resultados. Segundo Mintzberg, os papeis do administrador se dividem em três categorias:
• Interpessoal: representa a organização, dirige e motiva pessoas, treina e aconselha e se comunica com os subordinados. Mantêm redes de comunicação dentro e fora da organização.
• Informacional: manda e recebe informações, envia informações para membros de outras organizações, envia memorandos e relatórios.
• Decisorial: identifica novas idéias, assume riscos, delega responsabilidades, toma ações corretivas, resolve conflitos, estabelece prioridades. O executivo precisa, antes de tudo, assumir a posição de líder e compromisso com a empresa. Suas principais características são: adaptação, flexibilidade, criatividade, motivação e determinação. Todo esse conceito de planejar, organizar, dirigir e controlar iniciou-se com Fayol. Já Taylor acreditava que a boa base da administração se dava através de salários altos, baixos custos de produção. Baseava-se em pesquisas para determinar a melhor maneira de executar tarefas e empregados cientificamente selecionados e treinados. Cultivava uma atmosfera intima e cordial - cooperação entre administração e trabalhadores. Enquanto Max Weber defendia a burocracia, totalmente racional e viabilizava a disciplina, rigor e precisão. Dentre as diferenças das características das organizações americanas e japonesas, podemos citar as japonesas como: emprego vitalício, avaliação e promoção lentas, Trajetórias de carreira não