Princípios Básicos da Natação
NADO CRAWL – Posição do corpo durante a execução deve ser visto em situação plana e horizontal em decúbito ventral, com os ombros, costas e pernas alguns centímetros abaixo da superfície a posição da cabeça deve ser vista diretamente de frente. Pernadas com uma leve flexão de joelhos, pés submersos voltados para frente em extensão, movimentos de pernas curtos, movimentos de quadril conforme pernada, flexibilidade de tornozelos. Movimento de braços alternado. Faze aérea, faze de recuperação da braçada onde a o descanso, saída primeiramente do cotovelo com mãos relaxadas saindo pela lateral do corpo, terminando com a entrada da mão na água a frente da cabeça. Faze aquática, a tração do braço segue o agarre e continua até que o braço e a mão estejam no mesmo plano lateral do ombro, durante a tração, a palma da mão deve estar voltada para trás. Os dedos devem estar unidos, e a mão deve estar plana. Para que a palma da mão esteja voltada para trás, o punho terá que ser inicialmente flexionado, o cotovelo também deve estar flexionado a cima da mão.
Empurre – A transição entre a tração e o empurre; acontece no plano do ombro os dedos permanecem no plano central do corpo e o braço flexionado a nível do cotovelo. A mão se volta para trás em linha com o ante braço.
Respiração; a respiração é feita para o lado em que o braço recupera, quando a cabeça do nadador gira na mesma direção do rolamento corporal, permitindo que ele inspire quando a boca sair da água.
NADO COSTAS – posição do corpo durante a execução do movimento é em decúbito dorsal, tronco e pernas devem estar bem alinhados ficando as pernas um pouco mais imersas do que os ombros, a cabeça alinhada ao corpo e os olhos voltados para cima, ligeiramente direcionado para os pés. Visto por trás, os ombros devem estar realizando um rolamento em direção ao braço.
Pernas – As pernas