Jogos Olímpicos
Modalidades: Natação
Natação
A natação é um desporto que consiste em manter o corpo sobre a superfície da água e deslocá-lo através do impulso dos braços e das pernas, segundo determinadas técnicas.
Ainda que nadar seja considerado uma aptidão básica, não é uma ação natural para o ser humano e requer aprendizagem.
Natação Competitiva
A natação competitiva é um desporto que requer uma especial resistência, força e flexibilidade. Os nadadores devem possuir uma grande força mental para suportar treinos longos e duros. Um nadador de competição deverá começar cedo a sua preparação, uma vez que se trata de um desporto muito técnico e aeróbico. Os treinos para atingir altos níveis de rendimento são muito intensos. Um nadador de 14 anos, por exemplo, pode chegar a treinar diariamente durante seis horas.
As competições oficiais são efetuadas em piscinas de 50×21m. Cada nadador tem a sua pista delimitada por cordas. A cronometragem é eletrónica e é medida através de sensores colocados na parede da piscina, ainda que existam mais controladores, um juiz principal e um juiz para cada pista.
Modalidades e provas
Os quatro estilos de natação reconhecidos oficialmente são: crawl (da palavra inglesa que significa “rastejar”), costas, bruços e mariposa.
O programa olímpico da natação é um dos mais extensos. A modalidade de crawl compreende as provas de 50m, 100m, 200m, 400m, 800m (apenas em provas femininas), 1.500m (prova masculina) e estafetas 4×100m e 4×200m. As modalidades de costas, bruços e mariposa contemplam as distâncias de 50m, 100m e 200m.
Existem, também, as provas de estilos de 200m e 400m, nas quais o nadador executa os quatro estilos, assim como as estafetas de 4×100m estilos, nas quais participam quatro nadadores por cada equipa, sendo que cada um deles efetua a sua prova num estilo diferente.
Origem e desenvolvimento da natação
Aparentemente, já no séc. I a.C. se efetuava provas de natação no Japão. No