Jogos olimpicos
Os Jogos têm crescido em escala, a ponto de quase todas as nações serem representadas. Tal crescimento tem criado inúmeros desafios para a organização, incluindo doping, corrupção de agentes públicos e terrorismo.
A cada dois anos, os Jogos Olímpicos e a sua exposição à imprensa proporcionam a atletas desconhecidos a chance de alcançar fama nacional e, em alguns casos, a fama internacional.
Os Jogos Olímpicos antigos foram uma série de competições realizadas entre representantes de várias cidades-estado da Grécia antiga, que caracterizou principalmente eventos atléticos, mas também de combate e corridas.
A origem dos Jogos está envolta numa lenda, segundo a mesma foi Hércules que primeiro chamou os Jogos "Olímpicos" e estabeleceu o costume de explorá-los a cada quatro anos. A lenda persiste que, após Hércules ter completado os seus doze trabalhos, ele construiu o estádio Olímpico como uma honra a Zeus. Após a sua conclusão, ele andou em linha reta 200 passos e chamou essa distância de estádio.
As Olimpíadas foram de fundamental importância religiosa, com eventos esportivos ao lado de rituais de sacrifício em honra tanto a Zeus como a Pélope, o herói divino e rei mítico de Olimpia.
Os primeiros jogos sob controlo do COI foram realizados no estádio Panathinaiko em Atenas, em 1896. Estes jogos trouxeram catorze nações e 241 atletas que competiram em 43 eventos.
Os funcionários e o povo grego estavam entusiasmados com a experiência de sediar os Jogos. Este sentimento era partilhado por muitos dos atletas, que ainda pediram que Atenas fosse a anfitriã dos Jogos Olímpicos permanentemente.
O COI não aprovou este pedido. O comité previa que os Jogos