Jogos Olímpicos
Jogos Olímpicos e a sua
História
Introdução
Neste trabalho vou abordar o tema: “Jogos Olímpicos”.
Farei um breve resumo da história da sua origem, explicarei no que consiste, que modalidades engloba e os seus principais símbolos.
Com este trabalho pretendo ficar um pouco mais esclarecido à cerca deste assunto e dar a conhecer aos outros este tema, visto que este mês está a decorrer os Jogos Olímpicos de Inverno.
Jogos Olímpicos – O que são?
História
Jogos Olímpicos é o nome dado a um evento que reúne atletas de quase todos os países do mundo para competirem entre si de acordo com sua modalidade e categoria. Os Jogos eram realizados a cada quatro anos, e este período, conhecido como uma Olimpíada, foi usado pelos gregos como uma das suas unidades de medição do tempo. Os jogos olímpicos surgiram na Grécia Antiga, por volta de 2.700 a.C. com o objetivo de celebrar e homenagear os deuses. Nesse tempo contava com as modalidades de: atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo. Em 1896, uma nova versão dos jogos olímpicos surge em Atenas, os jogos modernos. Esta versão reuniu 285 atletas, de 13 países.
Nos jogos modernos eram disputadas as modalidades de: atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica, luta livre, natação e ténis. Em 1936, as olimpíadas foram usadas como forma de manifestação política, o que trouxe grande descontentamento aos organizadores, já que o intuito dos mesmos era o de promover a paz. Alguns líderes políticos manifestavam-se diante dos resultados, como é o caso de Adolf Hitler que se recusou a entregar as 4 medalhas de vitória a um norte-americano negro (Jesse Owens). A partir desse acontecimento vários países deixaram de participar nos jogos, alguns alegavam falta de segurança e, somente em 1992, em Barcelona, é que os Jogos Olímpicos voltam à normalidade, com a participação de diversos