jogos olimpicos
Os jogos Olímpicos foram organizados na Olímpia (Grécia antiga) no ano de 776 a.C. onde se encontram registros em pedras em ruínas do templo de Hera que comprova esta data.
Nessa época as olimpíadas eram realizadas aos deuses gregos, o Zeus era o mais homenageado, pois na cidade tinha um grande templo em homenagem a ele, e quando o jogo olímpico acontecia Zeus era chamado de Zeus Olímpico.
Os jogos naquela época eram realizados no templo de Zeus, e não era permitida a entrada de mulheres no local, os homens era os únicos que assistiam a participavam do evento.
A mulher não poderia entrar para assistir os jogos porque os homens ficavam completamente nus, e por ser Olímpia dedicada ao Zeus, era uma área sagrada para os homens, mas nas competições de brigas, que eram realizadas fora de área sagrada, a mulher era permitida.
Mas havia os festivais femininos nos quais os homens eram banidos, o mais famoso era o Heraean em Argos, que incluía competição de lançamento de dardo.
O único esporte que foi praticado nas primeiras 13 olimpíadas foi à corrida. Primeiro e mais nobre esporte das Olimpíadas da Era Antiga, começou com o "stadium", em que os atletas corriam nus uma distância do estádio (192,27 m) de Olímpia. Até a 13ª edição, em 728 AC, foi à única competição disputada. Depois, ganhou variações em distância, como o "diaulos" (dois stadiums), e em formato, como o "hoplitodromos", em que os atletas corriam vestidos para a guerra, com armaduras, escudos e armas.
Os atletas vencedores ganhavam como premio uma simples coroa feira de ramos de oliveira, mas os atletas que venciam viravam celebridades.
O FIM DOS JOGOS OLIMPICOS Com a forte invasão dos romanos sobre os gregos, os jogos olímpicos foram perdendo suas forcas e também toda a sua identidade.
O imperador romano Teodósio I proibiu que fosse disputado os jogos olímpicos e também toda e qualquer manifestação pagã na Grécia, isso aconteceu no ano de 392 a.C.