Jogos olimpicos
Trabalho realizado: Mariana Sousa O que são os Jogos Olímpicos?
* Os Jogos Olímpicos são um grande evento internacional, com desportos de verão e de inverno, em que milhares de atletas participam em várias competições. Actualmente os Jogos são realizados de dois em dois anos, alternando-se com os Jogos Olímpicos de Verão e Inverno. Originalmente, os Jogos Olímpicos da Antiguidade foram realizados em Olímpia, na Grécia. Em 1894, o Barão Pierre de Coubertin fundou o Comité Olímpico Internacional (COI). O COI se tornou o órgão dirigente do Movimento Olímpico, cuja estrutura e as acções são definidas pela Carta Olímpica.
* Existem mais de 13 000 atletas que competem nos Jogos Olímpicos de Inverno e em 33 diferentes modalidades desportivas com cerca de 400 eventos. Os finalistas do primeiro, segundo e terceiro lugar de cada evento recebem medalhas olímpicas de ouro, prata ou bronze.
* Os Jogos têm crescido em escala, a ponto de quase todas as nações serem representadas. Tal crescimento tem criado inúmeros desafios, incluindo doping, corrupção de agentes públicos e terrorismo. Com a exposição aos média os Jogos Olímpicos proporcionam a atletas desconhecidos a possibilidade de alcançarem fama nacional e também internacional. Os Jogos também constituem uma oportunidade importante para a cidade e o país promover-se e mostrar-se para o mundo.
Origem dos Jogos Olímpicos
Os Jogos Olímpicos antigos foram uma série de competições realizadas entre representantes de várias cidades-estado da Grécia antiga, que caracterizou principalmente eventos atléticos. A origem destes Jogos Olímpicos é envolta em mistério e lendas. Um dos mitos mais populares identifica Hércules e Zeus como os progenitores dos Jogos.
Segundo a lenda, era Hércules que primeiro chamou os Jogos "Olímpicos" e estabeleceu o costume de explorá-los a cada quatro anos. A lenda persiste que, após Hércules ter completado seus doze