Diretrizes
E quem será responsável pela elaboração da proposta? Precisa ser construída com a participação efetiva de todos os envolvidos: crianças, professores, profissionais não-docentes, famílias e comunidade.
A proposta pedagógica é um processo e precisa sempre estar sendo revisto e reescrito.
O importante é trabalharmos estes conteúdos de forma integrada, pois estes assuntos não são neutros e temos que respeitar as diferenças de idéias, de opiniões. A experiência curricular não resulta apenas do que temos considerado tradicionalmente como conhecimento: o domínio de informações e o desenvolvimento do raciocínio. A criança desenvolve modos de pensar, mas também diferentes modos de sentir, de se expressar, de agir com criatividade, de se movimentar. Na Educação Infantil, tudo isso é conhecimento escolar. Tudo faz parte da experiência curricular.
Vamos apresentar as condições de produção do documento. Na primeira parte de uma proposta pedagógica é feita uma apresentação da realidade. Exemplos de perguntas que podem ser realizadas para termos o conhecimento da realidade. * Quem são as pessoas que vão participar da discussão e elaboração da proposta? * Quais são os seus objetivos? * Para quem é esta proposta? Ou seja, quem são as crianças e os adultos envolvidos? * A proposta pode ser criticada e alterada? * Qual o diagnóstico a respeito da situação de educação destas crianças? * Quais são os principais problemas detectados? E que sugestões