diretrizes
1. Discorra sobre a importância do curso de medicina possuir uma diretriz curricular, e o principal motivo de sua criação.
As Diretrizes Curriculares definem os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação de médicos para aplicação em âmbito nacional na organização, desenvolvimento e avaliação dos projetos pedagógicos.
2. Sobre as habilidades gerais, como podem ser aplicadas dentro da área de saúde coletiva.
Atenção à saúde : os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo; Tomada de decisões; Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral; Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional; Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração; Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática
3. As habilidades específicas podem auxiliar na atuação do médico de saúde coletiva. Como deve acontecer essa atuação? Exemplifique.
Com base nestas competências, a formação do médico deverá contemplar o sistema de saúde vigente no país, a atenção integral da saúde num sistema regionalizado e hierarquizado de referência e contra-referência e o trabalho em equipe.
4. Quais os aspectos mais importantes para a formação do currículo proposto pelas diretrizes?
As Diretrizes Curriculares devem orientar o Currículo do Curso de Graduação em Medicina para um perfil acadêmico e profissional do egresso. Este currículo deverá contribuir, também, para a compreensão, interpretação, preservação, reforço, fomento e difusão das culturas nacionais e